segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Apresentação



Você já teve aquela sensação de acordar Advogado? Virar um Arquiteto depois do almoço e dormir Biólogo? Essa frenética mudança repentina de curso superior, e também de humor, acompanhada por uma pseudo crise existencial, acontece geralmente quando te pressionam a escolher o curso que irá definir sua futura profissão.

"Você precisa fazer um curso superior meu filho!"

E se eu pegar a grana de pagar a faculdade e montar um barzinho? Ou fizer um Cruzeiro por ano? Ou investir na Bolsa, ou comprar um AP? Ou bancar uma campanha para vereador? E se não quiser falar inglês e sim Javanes!

E se você fizer balé e seu pai quiser engenharia? E se você não quiser nada? Ou quiser administração de herança? E se você assumir que é gay, qual seria a melhor profissão? E se você já usa dentadura e quer prestar para odonto?
"O que você vai ser, quando você crescer?"
Caraaamba!!!

Quando somos pequenos podemos prolongar nossas escolhas, falar uma profissão por dia, ou por hora. Inventar, interpretar ou simplesmente não estar nem aí... esperar! Mas pode ter certeza que uma hora dessas, seus pais, seu professor, seus amigos ou seu tio chato vão te perguntar:
E aí? Você vai prestar pra que? Geralmente essa sutil perguntinha vem seguida de um trocadilho clássico: Você não presta é pra nada né? Haha-hehe!!!

O vestibular vai chegar e você precisa decidir o curso.
Às vezes dá vontade de ir no 'Uni duni tê, salamê...'
Você já pensou na hipótese de trabalhar com o que gosta?. Isso é o ideal, mas geralmente esse pensamento dura até o momento em que alguém enfia na sua cabeça uma solução mercadológica, onde quem faz tal curso, se dá melhor. Apartir deste momento você passa a não pensar apenas no que gosta, e sim no que dá dinheiro.

Nem sempre o curso determina o sucesso. Mas temos que admitir que estudar sempre vai fazer a diferença, quer seja na hora de conseguir um emprego ou participar de um concurso.

E agora? Com este tanto de dúvidas quem poderá te ajudar? O Chapolin Colorado não vai.

Parece que quanto mais você pede a opinião de alheios, pior fica. O ideal é ouvir os próprios profissionais, porque eles estão na área, no sangue, no corre-corre, no interior e cotidiano de cada profissão. Mas, nem sempre é fácil achar um profissional bom disponível, dando sopa por aí – e com o interesse de te ouvir, e responder todas as suas perguntas.

O Blog 'DEZorientado' tem o objetivo de ajudar todos os vestibulandos que estão arrancando os cabelos por aí, se desorientando por não saber o que fazer da vida.

Toda semana tem entrevista nova, com os profissionais de cada área. O formato é o de entrevista Ping-Pong com os profissionais que se deram bem e também os que se deram mal. Tanto no aspecto econômico, como pessoal, profissional e científico.

Participe: Mandando suas perguntas, indagações e sugestões para: dezorientado@gmail.com ou através de comentários no Blog. Não deixe dezoriente sozinho, mande suas dúvidas.

Além das fotos e textos, você pode ouvir a versão PodCast (áudio) da entrevista.
Com 'Making off', sem tirar nem acrescentar, incrementada por possíveis "ratas" do entrevistador e do entrevistado.
Boa leitura, até semana que vem. No mesmo local.

Ps: Não se "DEZoriente"!
Encher o saco de todo mundo, e tentar infernizar a cabeça do seu amigo convicto é completamente normal.

Caio Sena, 19, é estudante, professor de Internet para maiores de 40 anos e produtor cultural

8 comentários:

Jéssica Povidaiko disse...

Caio.! Adorei o seu tema, escolha de profissão.
Já tivemos varias trocas de experiências sobre tal assunto né?! Rs.
Não é uma fase fácil da vida, mas todo mundo passa por isso. Ainda mais na idade que a gnt vai se preparar pro vestibular, 17 ou 18 anos.. eu sempre falo, essa não é a idade pra escolha do futuro ;O .. A juventude de hoje (falo como se eu não fizesse parte né? rs) não ta muito preocupada com isso, e realmente não é idade pra estar.. A galera quer curtir, quer saber de amigos e lazer !
Mas não é assim que o sistema funciona e ele nos cobra uma decisão. Pois bem, ao sistema devemos ordens, entãão a gnt obecede hehe ! Eu escolhi meu curso superior não baseada em opiniões alheias, e sim nas minhas pretençoes ! Profissão envolve tudo: o gostar, o saber, a sua habilidade com tal area, o ambiente em que vive e as suas circunstancias.
E é bom saber, que erros de escolhas pode acontecer com todo mundo. Pedro Bial disse em uma de suas crônicas "Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem."

Instintos ! talvez essa seja a palavra, siga - os.. Procure fazer algo que te traz felicidade e prazer próprio !
Até mais ver querido. Adorei o artigo.
Jéssica Povidaiko - (Maringá - PR)

Laura_guedes disse...

Olá, Caio! Parabéns pela iniciativa, é uma idéia realmente fascinante! =)

Anônimo disse...

Achei uma excelente iniciativa. Eu tava dando uma olhada nos tópicos da comunidade do orkut "quando eu passar no vestibular" Daí vi sobre esse blog, e resolvi conferir... gostei do que li. Conteúdo inteligente e com uma certa comédia refinada nas entrelinhas. Muito bom. (ps: nao tenho conta de nada aqui, postei como anônima.. mas escrevo no post meu nome)

por: Jéssica Dias, 17 anos. estudante de cursinho 2009.

Igor disse...

Parabéns pelo Blog!

Camila disse...

Gostei muito do blog e o texto tá incrivel !
Eu queria ver uma entrevista com um profissional de Engenharia Florestal.
Apesar de ter certeza que é isso que eu quero (já prestei mas não passei), eu nunca tive a oportunidade de fazer as tais perguntas pra um.
Parabéns !

Mari Magre disse...

o Caio é o cafona mais doido do mundo, e eu assino em baixo em tudo que ele falar ! esse seu texto é minha biblia, você sabe !
um super beijo e um enorme parabéns !

Aline disse...

muuito bom! melhor agora que vc explicou lá em cima :) n quero nada com cinema (por enqto), mas achei muito legal mesmo assim :D parabéns caio :*

Maya Novais disse...

Parabéns pelo blog...Pra gente que é vestibulando esse é como um presente dos céus!!

Bjo